Orar é falar com Deus

Trezena para Santo Antônio

A Trezena para Santo Antônio de Lisboa é um encontro para orações, realizado treze dias consecutivos é uma espécie de novena, que diferentemente da novena rezada em nove dias em homenagem ao santo (por ser o dia treze o seu dia de festejo) é rezada em treze dias. A Trezena iniciada em Portugal foi levada pelos portugueses para outros países e antigas colônias.

No Brasil a Trezena é realizada em vários estados, mas no estado da Bahia a tradição se mantém até os dias atuais.

santo-antonio-de-padua

Orações iniciais (Para todos os dias)

Ao Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de Vossa Consolação. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

A Santo Antônio

Meu grande protetor Santo Antonio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcancei de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço durante esta trezena, é a seguinte graça (diz-se o que se pede na novena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antonio, nestes dias que consagro em vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e a amizade de Deus, que dele nunca me afaste pelo pecado, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém

Primeiro dia

Santo Antonio, amigo do menino Deus; tiveste a felicidade de ser educado por pais piedosos e exemplares que vos encaminharam no caminho do bem e da virtude. Dai-me a graça de seguir sempre os ensinamentos de Jesus e de sua Igreja e assim poder crescer no amor e na obediência a Deus e ser merecedor de sua infinita bondade e misericórdia. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Segundo dia

Meu grande Santo Antonio: chegando à mocidade, sentistes os atrativos do mundo, mas, preferistes o grande amor de Jesus Cristo, que em vós superava a tudo, e assim vos consagrastes a Deus na vida religiosa. Libertai-me de tudo o que possa me afastar de Deus, de tudo o que me prende aos bens da terra e a mim mesmo. Que eu me sirva dos bens deste mundo como verdadeiro cristão, e possa gozar da liberdade dos filhos de Deus. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Terceiro dia

Santo Antonio, amigo de Deus e dos homens: o amor a Cristo e à Igreja vos impeliram para terras da África, onde queríeis apregoar o evangelho entre os infiéis, para receber a palma do martírio. Dai-me a coragem de testemunhar os ensinamentos de Cristo, por minha palavra e pela vida, para que eu seja digno de compartilhar de vossa companhia no céu. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Quarto dia

Meu Santo Antonio: apesar de vossos grandes conhecimentos e de vosso profundo saber, a ninguém revelastes a grandeza de vosso espírito, preferindo viver na humildade e na vida oculta, a exemplo de Jesus em Nazaré. Extingui em mim todo o desejo de sobressair e de fazer-me valer à custa dos outros. Ensinai-me a servir ao próximo em silêncio, por amor, nada esperando em troca. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Quinto dia

Santo Antonio: chegando a vossa hora, seguistes o preceito de Cristo, e fostes anunciar o Evangelho a toda a criatura atendendo o pedido de Jesus. A muitos convertestes com a vossa pregação inspirada e sob a luz do Espírito Santo. Fazei que de Vós eu aprenda a colaborar com a Igreja, dedicando-me ao apostolado, confiando sempre na Santíssima Trindade. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Sexto dia

Santo Antonio: Vossa memória era tão prodigiosa, que sabíeis quase toda a Sagrada Escritura de cor. Isto prova um grande amor pela palavra de Deus. Costumáveis ler, estudar e meditar todos os dias as Sagradas Escrituras. Ensinai-me, ó Santo, o amor à Palavra de Deus. De vós quero aprender a estimar o tesouro contido na Bíblia Sagrada. Quero conhecer as riquezas do amor de Deus que ali se revelam. Ensinai-me a viver com toda confiança de acordo com esta mensagem de Deus. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Sétimo dia

Santo Antonio: Vossa caridade foi um exemplo para todos que vos conheceram. Em vossa vida sabíeis consolar os tristes, os que se apresentavam abatidos sob o fardo de duros problemas e provações. Dai-me um coração compassivo semelhante ao vosso. Que eu esteja disposto a ajudar os necessitados, consolar os tristes, e sempre tenha uma boa palavra para com os desanimados e os que sofrem. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Oitavo dia

Santo Antonio, homem de santa oração. Uma das vossas preocupações, era de que o estudo e o trabalho não lhe atrapalhassem nem apagassem o espírito da Santa Oração. Além disso, eleváveis vossa alma a Nosso Senhor dominando e disciplinando as paixões da carne e do espírito, através de rudes penitencias. Ensinai-me a fidelidade na vida de oração e devoção como vós o sabíeis fazer. Ensinai-me o espírito de renúncia e mortificação, para que, superando o egoísmo e outras paixões, viva na graça e na paz dos filhos de Deus. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Nono dia

Santo Antonio: passastes a vida fazendo o bem a todos, a exemplo de Jesus Cristo. Denunciastes os vícios da sociedade. Reconciliastes famílias que viviam no ódio. Por vossa palavra inspirada, e ao mesmo tempo firme e suave, reconduzistes a muitos para o caminho do bem. Ensinai-me, vos peço, a praticar o bem e a promover a paz e a unidade entre os homens, para que mereça ser contado entre os pacíficos, porque eles verão a Deus. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Décimo dia

Ó amável e querido protetor meu, Santo Antonio, congratulo-me convosco e dou graças ao Altíssimo de vos ter favorecido e enriquecido de privilégios e graças, e de ter recompensado já nesta terra os vossos merecimentos, as vossas heróicas virtudes e os sacrifícios feitos por Deus. Ajudai-me na minha miséria e alcançai-me forças para sofrer com paciência a fadiga e os trabalhos desta vida e depois gozar eterno repouso. Alcançai-me vossa generosidade e fortaleza para corresponder com desinteresse e amor às inspirações de Deus. Sim, faleis por mim. Jesus nada vos negará. Não me negueis este ato de benigna bondade e sede-me propicio. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Décimo primeiro dia

Ò glorioso Santo Antonio: Visto que Deus vos concedeu o poder especial de fazer encontrar os objetos perdidos, venho a vós com confiança e vos rogo que me ajudeis na procura das coisas que houver perdido. Fazei-me encontrar primeiro que tudo a graça santificante, se tiver a desgraça de a perder; restaurai-me o antigo fervor no serviço de Deus e na prática das virtudes cristãs; alcançai-me, enfim, o que sobretudo me falta; uma fé ativa, uma perfeita docilidade às inspirações da graça, o desgosto dos vãos prazeres do mundo e um desejo ardente das inefáveis alegrias da eterna bem aventurança. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Décimo segundo dia

Ó glorioso Santo Antonio, cuja língua bendita ensinou os homens a louvarem a Deus, tende piedade de mim. Lembrai-vos, meu Santo protetor, que não foi só em vosso favor que Deus vos investiu de tanta glória e poder, foi também em meu benefício e para me animar a recorrer a vós em todas as necessidades da alma; defendei-me nas tentações, ajudai-me nos combates, e quando soar a hora da minha morte, permanecei junto de mim para me introduzir na eterna bem-aventurança, onde me será dado contemplar-vos e agradecer-vos no seio de Deus, junto à Santíssima Virgem, em companhia dos anjos e dos santos. Concedei-me enfim a graça que vos peço nesta trezena, mas, concedei-me, sobretudo uma completa conformidade com a Santíssima vontade de Deus. Amém. Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Décimo terceiro dia

Ó glorioso Santo Antonio, amado de Deus e dos homens, eu vos escolho, hoje, para meu protetor e guia. Ajudai-me a aceitar os trabalhos desta vida para merecer a recompensa, a suportar as fadigas para merecer descanso, imolar a minha existência para chegar à verdadeira vida. Tenho certeza de que se pedires a Deus esta graça para mim, Ele não a negará. Meu querido Santo Antonio, não me recuse mais esta prova do vosso poder de intercessão. Peço-vos ainda que não deixeis que acabe esta trezena sem que mereça alcançar a graça particular que do vosso valimento espero. Porém, de antemão me resigno à santíssima vontade de Deus. Amém Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Ladainha de Santo Antonio.

Lembrai-vos

Lembrai-vos, o glorioso Santo Antonio, amigo do Menino Jesus, e filho querido de Maria Imaculada, que nunca se ouviu dizer que fosse por vós abandonado, aquele que a vós recorresse implorando vossa proteção. Animado de igual confiança, venho a vós, ó fiel consolador dos aflitos. Prostro-me a vossos pés e pecador como sou, ouso aparecer diante de vós. Não rejeiteis, pois, minha súplica, vós que sois tão poderoso junto do Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos atendê-la. Amém.

Ladainha de Santo Antônio

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus pai do céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo,tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,tende piedade de nós.
Santo Antônio de Pádua, rogai por nós.
Intimo amigo do Menino Deus, rogai por nós.
Servo da Mãe Imaculada, rogai por nós.
Fidelíssimo Filho de São Francisco,rogai por nós.
Homem da Santa Oração, rogai por nós.
Amigo da pobreza, rogai por nós.
Lírio da castidade,rogai por nós.

Modelo da obediência, rogai por nós.
Amigo da vida oculta, rogai por nós.
Desprezador das glórias humanas, rogai por nós.
Rosa da caridade, rogai por nós.
Espelho de todas as virtudes, rogai por nós.
Sacerdote segundo o coração do Altíssimo, rogai por nós.
Imitador dos apóstolos, rogai por nós.
Mártir pelo desejo, rogai por nós.
Coluna da Igreja, rogai por nós.
Amador das almas, rogai por nós.
Propugnador da Fé, rogai por nós.
Doutor da verdade, rogai por nós.
Batalhador contra a falsidade, rogai por nós.
Arca do testamento, rogai por nós.
Trombeta do Evangelho, rogai por nós.
Convertedor dos pecadores, rogai por nós.
Extirpador dos crimes, rogai por nós.
Restaurador da paz, rogai por nós.
Reformador dos costumes, rogai por nós.
Triunfador dos corações, rogai por nós.
Auxiliador dos aflitos, rogai por nós.
Ressuscitador dos mortos, rogai por nós.
Restituidor das coisas perdidas, rogai por nós.
Glorioso taumaturgo, rogai por nós.
Santo do mundo inteiro, rogai por nós.
Glória da Ordem dos Menores, rogai por nós.
Alegria da corte celeste, rogai por nós.
Nosso amável padroeiro, rogai por nós.
Doutor da Santa Igreja, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.