Orar é falar com Deus

Papa Francisco – o primeiro

A escolha de Jorge Mario Bergoglio quebrou várias tradições da Igreja Católica. É a primeira vez que um padre da Companhia de Jesus vira Papa.

Os próprios jesuítas ficaram surpresos com a escolha de um Papa dentro da Companhia de Jesus e ajudam a entender como será o papado de Francisco. “Podemos esperar dele humildade, dedicação à discrição e à pobreza, e, ao mesmo tempo, a abertura ao mundo”

Além de ser o primeiro pontífice da América Latina, o cardeal Bergoglio foi o primeiro Papa a escolher o nome de Francisco.

Existem pelo menos nove santos chamados Francisco. O mais conhecido é São Francisco de Assis, o jovem italiano que aos 24 anos abriu mão da fortuna da família para se dedicar aos pobres. Seu nome é sinônimo de fraternidade e símbolo de humildade.
papa-franciscoSão Francisco de Assis também é conhecido como protetor dos animais.

O cardeal americano Timothy Dolan, que participou do conclave, afirmou que o primeiro Francisco a comandar a Igreja Católica fez uma homenagem a São Francisco de Assis, e que o trabalho do novo Papa será cuidar dos pobres e dos humildes.

“Ele é muito próximo do povo, muito simples no seu modo de viver, ele mesmo prepara a própria comida. Viaja de ônibus, de metrô”, afirma o ex-reitor da PUC-Rio, Jesus Hortal.

O novo pontífice é devoto de São Francisco de Assis. No século XIII, o então Papa Inocêncio III teria sonhado que São Francisco escorava as paredes de uma igreja. Ele recebeu do Papa a autorização para fundar a ordem franciscana e se tornou um exemplo de força para a Igreja em momentos de crise.

“Sabemos que São Francisco de Assis teve a missão de estar junto e trazer para a Igreja o novo momento na simplicidade e na pobreza”, afirmou Dom Orani Tempesta.

Na Igreja dos Capuchinhos, no Rio, uma ordem franciscana, os freis acreditam que a escolha do nome Francisco mostra um olhar da Igreja voltado para o diálogo, a inclusão e a simplicidade.

“Eu vejo isso como a possibilidade de colocar a Igreja dentro do mundo em outra ótica, outra visão, não mais como a detentora da verdade, mas como alguém que, com muita humildade, seja capaz de dialogar com o mundo não renunciado às suas convicções”, afirma frei Paulo Roberto.

Fonte: G1

Ps.

Nome oficial do novo pontífice é Papa Francisco, diz Vaticano. Ele só será Francisco I quando houver um Francisco II, disse porta-voz.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais