Orar é falar com Deus

Papa Francisco – o primeiro

A escolha de Jorge Mario Bergoglio quebrou várias tradições da Igreja Católica. É a primeira vez que um padre da Companhia de Jesus vira Papa.

Os próprios jesuítas ficaram surpresos com a escolha de um Papa dentro da Companhia de Jesus e ajudam a entender como será o papado de Francisco. “Podemos esperar dele humildade, dedicação à discrição e à pobreza, e, ao mesmo tempo, a abertura ao mundo”

Além de ser o primeiro pontífice da América Latina, o cardeal Bergoglio foi o primeiro Papa a escolher o nome de Francisco.

Existem pelo menos nove santos chamados Francisco. O mais conhecido é São Francisco de Assis, o jovem italiano que aos 24 anos abriu mão da fortuna da família para se dedicar aos pobres. Seu nome é sinônimo de fraternidade e símbolo de humildade.
papa-franciscoSão Francisco de Assis também é conhecido como protetor dos animais.

O cardeal americano Timothy Dolan, que participou do conclave, afirmou que o primeiro Francisco a comandar a Igreja Católica fez uma homenagem a São Francisco de Assis, e que o trabalho do novo Papa será cuidar dos pobres e dos humildes.

“Ele é muito próximo do povo, muito simples no seu modo de viver, ele mesmo prepara a própria comida. Viaja de ônibus, de metrô”, afirma o ex-reitor da PUC-Rio, Jesus Hortal.

O novo pontífice é devoto de São Francisco de Assis. No século XIII, o então Papa Inocêncio III teria sonhado que São Francisco escorava as paredes de uma igreja. Ele recebeu do Papa a autorização para fundar a ordem franciscana e se tornou um exemplo de força para a Igreja em momentos de crise.

“Sabemos que São Francisco de Assis teve a missão de estar junto e trazer para a Igreja o novo momento na simplicidade e na pobreza”, afirmou Dom Orani Tempesta.

Na Igreja dos Capuchinhos, no Rio, uma ordem franciscana, os freis acreditam que a escolha do nome Francisco mostra um olhar da Igreja voltado para o diálogo, a inclusão e a simplicidade.

“Eu vejo isso como a possibilidade de colocar a Igreja dentro do mundo em outra ótica, outra visão, não mais como a detentora da verdade, mas como alguém que, com muita humildade, seja capaz de dialogar com o mundo não renunciado às suas convicções”, afirma frei Paulo Roberto.

Fonte: G1

Ps.

Nome oficial do novo pontífice é Papa Francisco, diz Vaticano. Ele só será Francisco I quando houver um Francisco II, disse porta-voz.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.