Orar é falar com Deus

Oração para os Finados – Interceder pelos os que já se foram

No dia 2 de novembro é celebrado o dia de finados. Existe a Oração para os Finados, para interceder por aqueles que já foram.

Além disso, o dia de finados é celebrado em homenagem daqueles que partiram desse plano. Como também, é dedicado a reflexão em memória os entes queridos que já foram.

Nessa data, é comum rezarmos, acendermos as velas e visitarmos a missa. Desse modo, a boa intenção tem a capacidade de fornecer energias positivas as almas que moram com Deus.

Abaixo, confira mais informações sobre a oração do dia dos finados.

Por que fazer a Oração para os Finados?

Existem diversas ideias religiosas e filosóficas, relacionadas a morte e a situação de pessoas após a morte.

Nesse sentido, os praticantes do catolicismo vão aos cemitérios para visitar o túmulo de pessoas falecidas e fazer a Oração para os Finados, para recordá-los.

Desse modo, essas visitas ocorrem para matar a saudade ou para prestar uma homenagem, principalmente se são familiares ou entes queridos.

A razão por fazer a Oração para os Finados, está ligado ao fato da visão que o catolicismo tem sobre a vida e sobre a vida após a morte.

Além disso, desde os tempos iniciais, a igreja tem cultivado a memória dos entes falecidos com piedade e respeito, fornecendo sufrágios e orações;

Nos ritos fúnebres, a igreja católica celebra com fé o mistério pascal de Cristo, no qual temos parte pelo batismo, com a certeza de que todos aqueles que em vida se tornaram membros de Cristo ressuscitado e crucificado, quando morrem, são acolhidos por Deus, na vida sem fim.

Por isso, no dia de finados, recomendamos que nossos entes falecidos a Deus, para que sejam purificados pela misericórdia divina e acolhidos na vida eterna com Cristo ressuscitado.

Ademais, a igreja é constituída por todos aqueles que também partiram e estão com Deus e por aqueles que morreram e estão em processo de purificação, para adentrarem no convívio dos santos e de Deus; e por nós que estamos vivos e peregrinando nesse mundo.

E fazer a Oração para os Finados é um dever da caridade cristã, ou seja, uma obra de misericórdia.

Em simultâneo, isso nos auxilia a nutrir em nós a esperança e a fé na vida eterna e a  nos prepararmos para o grande momento de nossa morte desse mundo para ir ao encontro com Deus.

Por fim, a Oração para os Finados é uma forma de homenagear os entes falecidos e dirigir nossas preces a Deus, em favor dos falecidos.

Oração para os Finados

Existem diferentes Oração para os Finados. A seguir, citamos duas:

Com o coração partido, relembro, diante de Deus, meus entes queridos e amigos falecidos.

Deus seja feita a sua vontade. Como Jó nos ensina, Deus deu, Deus tirou, bendito seja o nome do Senhor.

A morte é a condição que todos os mortais passarão. É o caminho da vida. No entanto, isso fere nosso coração. Chorar é bom e alivia e não significa que estamos contra o Senhor.

Num sentimento cristão de caridade rezo por meus entes falecidos. Aceito sua divina vontade.

Oferto por todos eles, o sacrifício de minha oração, no qual é o único lugar, no qual posso encontrá-los e a única coisa que posso fazer por eles.

Eu pelo que o Senhor os receba em minha, se necessitam de minha oração. E que tenham alegria de estar nos céus.

Que o meu sofrimento e minha oração auxiliem na sua purificação. Assim, ao chegar na casa de Deus, é possível interceder e rezar por todos nós. Amém.

Veja também:

Oração Para São Pedro

Oração Para São Rafael – Arcanjo Da Cura

Oração Para Arranjar Um Novo Emprego

Outra Oração para os Finados

Querido pai santo, Todo-poderoso e Deus eternos, nós rogamos pela (pessoa falecida) que chamastes desse mundo. Nos dai, luz, paz e felicidade.

Que a (pessoa falecida), tendo passado  pela morte, participe pelo convívio de nossos santos na luz eterna. Como o Senhor prometestes a Abraão e a toda sua descendência.

Que sua alma não passe por sofrimento e vos digneis ressuscitá-los com os seus santos, no dia da recompensas e no dia da ressurreição.

Perdoe os nossos pecados, para que alcancemos junto ao Senhor a vida imortal no reino eterno. Por Jesus, seu filho, na unidade do Espírito Santo.

Dai-lhe, Pai, o repouso eterno e brilhe para ele a sua luz. Amém.

Você conhecia a Oração para os Finados? Me conta nos comentários e não esqueça de compartilhar com seus amigos.

No site, será possível encontrar outras orações, por isso, não esqueça de navegar pelo site.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais