Orar é falar com Deus

Oração para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O dia da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrado, todos os anos, no dia 27 de junho. A mesma tem uma Oração para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Desse modo, a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro consiste em uma das representações da mãe de Jesus mais antigas, a Virgem Maria.

Além disso, relatos históricos indicam que a devoção a santa mencionada, aconteceu no século XV, depois de um comerciante do Mar Mediterrâneo pedir graças e receber, a um quadro de pintura bizantina da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também é conhecida como mãe do Perpétuo Socorro, sendo considerada a padroeira dos redentoristas.

Nesse sentido, a congregação é formada por irmãos religiosas e padres católicos, dedicados a essa santa, inclusive no ano de 1865, foram nomeadas pelo Papa Pio IX, como missionários e guardiões de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Ícone da Nossa Senhora do Perpétuo

O ícone da Nossa Senhora do Perpétuo, é representado por Maria e o menino Jesus em seu colo e tem uma Oração para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Desse modo, Jesus bebê está olhando para dois anjos, especificamente: Arcanjo Miguel e o arcanjo Gabriel, que estão segurando uma vara com uma esponja, uma lança e uma cruz com pregos e os elementos denotam a paixão de Cristo.

Além disso, o menino Jesus tem um semblante de susto, por isso abraça Maria, enquanto uma sandália cai de seu pé e Maria aponta de forma discreta para a criança, com sua mão direita, denotando que ele é o verdadeiro Deus.

O ícone apresenta significados e símbolos ocultos, como também, uma grande carga de verdade e emoção. E tudo isso está presente em uma pintura, composta por toda a beleza da arte.

Ademais, se acredita que o ícone consista em uma cópia de outra pintura de Maria, mais antiga que teria sido pintada pelo apóstolo São Lucas, que consiste em um médico, escritor e pintor.

Por fim, esse quadro se trata do ícone bizantino mais venerado, em todo o mundo.

Histórico do ícone da Nossa Senhora do Perpétuo

De acordo com a tradição, o ícone da santa Nossa Senhora do Perpétuo foi trazido de Creta na Grécia, por um negociante que roubou a imagem da santa no século XV.

Desse modo, a intenção do mesmo era vendê-la em Roma, mas durante seu trajeto atravessando o Mar Mediterrâneo, uma grande tempestade quase levou o navio ao naufrágio.

Por isso, ao chegar em Roma, o negociante adoeceu e por estar arrependido, contou a um amigo sua história e pediu que o mesmo devolvesse o ícone para a igreja.

No entanto, a esposa desse amigo, não quis devolver o ícone, mas após a morte de seu marido, Nossa Senhora, apareceu para sua filha de seis anos de idade e disse que colocasse o quadro em uma igreja, especificamente na de Santa Maria Maior ou na Igreja de São João Latrão.

Nesse sentido, em 27 de março de 1499, o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, permanecendo nesse espaço por mais de 300 anos. Posteriormente, surgiu a Oração para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Esquecimento do ícone

A Igreja de São Mateus foi invadida e destruída e os agostinianos que guardavam o ícone transferiram a obra para um ambiente oculto, no qual ficou esquecida durante 30 anos.

Mas, um monge devoto antes de falecer, contou a história a um coroinha, que depois de um tempo se tornou padre redentorista e auxiliou a encontrar a obra de  Nossa Senhora do Perpétuo.

Reencontro do ícone

No ano de 1886, a guarda da imagem foi entregue aos redentoristas pelo Papa Pio IX, que fez recomendações.

Nesse sentido, o papa recomendou que eles fizessem com que  Nossa Senhora do Perpétuo, fosse conhecida em todo o mundo. Por isso, fizeram várias cópias da obra e difundiram pelo mundo.

No momento, o quadro original se encontra na Igreja de Santo Afonso, que fica localizada em Roma.

Veja também:

Oração para Acalmar a mente e o coração angustiado

A Oração Pode Curar As Pessoas?

Orações Para Pedir Proteção

Oração para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Existem diferentes versões da Oração para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorrei o povo, nos vos suplicamos com todo o nosso coração, nos ampare em seu colo materno, em situações de sofrimento e insegurança.

Interceda com o Pai pela paz mundial e por nossas famílias. Abençoe nossos filhos e filhas enfermos e ilumina os representantes e governantes, para que sejam servidores do povo de Deus.

Nos daí alegria para caminharmos ativa e conscientemente na solidariedade com os pais pobres e anunciar o evangelho do vosso filho, de forma corajosa. A vós não falte o poder e a bondade para nos socorrer em cada pedido e necessidade.

Seja sempre o nosso perpétuo Socorro, em nossa vida, mas também na hora de nossa morte. Amém.

O conteúdo é interessante para você? Pois, saiba que no site você terá acesso a outros que podem te interessar, não esqueça de dar uma olhada.

Não deixe de compartilhar conosco sua opinião sobre o conteúdo e enviar a publicação para seus amigos que podem se interessar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais