Orar é falar com Deus

História e Orações a Santo Estevão

Santo Estêvão é o primeiro mártir do Cristianismo, sendo considerado santo por algumas das denominações cristãs (católica, ortodoxae a anglicana). É celebrado em 26 de Dezembro no Ocidente e em 27 de Dezembro no Oriente por tais denominações.

História de Santo Estevão

Segundo os Atos dos Apóstolos, Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e ressureição deJesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios. Segundo Étienne Trocmé, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o grupo dos 7. Foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (Act, 8). Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, o futuro São Paulo, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.

O seu nome vem do grego Στέφανος (Stephanós), o qual se traduz para aramaico como Kelil, significando coroa – e Santo Estêvão é, de resto, representado com a coroa de martírio da cristandade, recordando assim o facto de se tratar do primeiro cristão a morrer pela sua fé – o protomártir.

Durante os primeiros século do cristianismo, o túmulo de Estêvão achou-se perdido, até que em 415 (talvez pela crescente pressão dosperegrinos que se deslocavam à Terra Santa), um certo padre, de nome Luciano, terá dito ter tido uma revelação onírica de onde se encontrava a tumba do mártir, algures na povoação de Caphar Gamala, a alguns quilómetros a Norte de Jerusalém.

Gregório de Tours afirmou mais tarde que foi por intercessão de Santo Estêvão, que um oratório a ele dedicado, na cidade de Metz, onde se guardavam relíquias do santo, foi o único local da cidade que escapou ao incêndio que os Hunos lhe deitaram, no dia de Páscoa de451.

O culto de Santo Estêvão encontra-se associado à festa dos rapazes nas aldeias de Trás-os-Montes, integradas no ciclo de festividades do Solstício do Inverno, no período que decorre do dia 24 de Dezembro ao dia 6 de Janeiro, e que no passado pagão terão sido dedicadas ao culto do Sol, num ritual em que intervêm os caretos, as máscaras tradicionais do extremo nordeste de Portugal.

Foi o primeiro mártir da história do cristianismo. Era judeu da diáspora e morava em Jerusalém. Não se sabe ao certo como se deu sua conversão, mas fez parte dos sete diáconos que haviam sido encarregados pelos Apóstolos de ajudarem aos necessitados da comunidade.

Era um excelente pregador, e isso gerou hostilidade contra ele, tendo sido assim denunciado e chamado à assembléia dos judeus, o Sinédrio, que lhe exigiu explicações. Mesmo tendo se explicado, Santo Estevão foi acusado pelos judeus de ter subvertido as leis e os costumes. Foi condenado e apedrejado até a morte no ano 35.

Os seu executores colocaram suas mantas sob a guarda de Saul de Tarso (futuro São Paulo) que estaria "consentindo na sua morte (8-2)".

As últimas palavras de Santo Estêvão terão sido:"Senhor não lhes imputeis este pecado".

Pedindo ainda perdão para seus atacantes, ele foi enterrado como um homem devoto e sua morte teria sido muito lamentada. O seu túmulo foi esquecida até ser descoberta por Lucian tendo uma Igreja sido construída em sua honra perto em Damasco, pela imperatriz Eudoxia (455-460).

Oração a Santo Estevão
Ó Deus, pelos méritos de Santo Estevão, eu Vos peço proteção contra meus inimigos e aqueles que querem me “apedrejar” com a inveja, maledicências, fofocas, ciúmes, calúnias, falta de perdão e tantos outros males. Rogo-Vos para que Vossa mão poderosa me guie em todos os momentos de minha vida. Amém.

ORAÇÃO DE SANTO ESTEVÃO

(Contra todo o tipo de violência)
Armas, eu vos conjuro pelo bem-aventurado Santo Estevão,
primeiro mártir, para que não faças mal a mim!
Pois sou um servidor de Deus e pessoa de paz!
Perigos, eu vos conjuro a passar bem longe de mim!
Pelo poder do Grande Estevão e dos Anjos a seu lado.
Assim seja!
Em nome do Pai + do Filho + e do Espírito Santo +
Amém!

Oração a Santo Estevão

Deus eterno e todo-poderoso, que destes a Santo Estevão a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Santo Estevão, Rogai por Nós!!!

Oração a Santo Estevão,diácono

Glória a Santo Estêvão, diácono, cheio do Espírito de Deus! Glória a Santo Estevão que fostes o primeiro mártir do cristianismo, que morrestes vendo os céus abertos e perdoando os inimigos que vos apedrejavam. Que vosso sangue derramado abençoe meu coração, apagando as brasas das mágoas e ressentimentos!
É Jesus quem me pede: "Amai vossos inimigos e fazei o bem a quem vos perseguem".
Santo Estêvão, dai-me olhos bons para ver todo o bem de meus inimigos, pois o bom Pai do céu envia o sol e chuva tanto para mim como para os que me prejudicaram. Dai-me forças para louvar a Deus pelas boas qualidades que também eles receberam do alto!
Desta forma, aquelas doenças físicas, que são frutos de mágoas e ressentimentos, desaparecerão como a névoa, diante do sol que desponta.
Dai-me força para que meu perdão se transforme em bênção para quem me prejudicou e o meu sono será tranqüilo e minha religião, verdadeira.
Amém.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.