Orar é falar com Deus

Dia de festa para Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição
Em Salvador também é dia de festa para Nossa Senhora da Conceição. A comemoração dos baianos não é só na igreja. A Bahia é terra do sincretismo religioso, por isso hoje é dia de reverenciar também Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos baianos, e também Oxum, a rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor.
Durante toda a quarta-feira (8), setores do candomblé se reúnem em frente à basílica para fazer suas homenagens. Os adeptos da religião dão banhos de ervas nos devotos, num sinal de abrir caminhos e trazer boas energias.
Este sincretismo religioso também é marca nas comemorações em outros estados. Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum, orixá das águas doces. Em Sergipe, a mistura de crenças marca a devoção à padroeira de Aracaju.
Na Bahia, ela é a padroeira do estado. A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída com pedras pré-moldadas trazidas de Portugal. A devoção a Nossa Senhora da Conceição em Salvador se confunde com a história da Bahia.
Tudo começou exatamente numa pequena capela, que fica ao lado da atual basílica e foi erguida por Tomé de Souza logo que ele chegou para fundar Salvador, em 1549. As paredes principais estão preservadas e o local ainda é muito frequentado. No local, os fiéis acendem velas em louvor a Nossa Senhora.
“Nós esperamos que essa devoção possa crescer não só para a Bahia e os baianos, mas também para todo o Brasil”, diz o padre Adilton Lopes.
Fonte: G1
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.