Orar é falar com Deus

Dia de festa para Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição
Em Salvador também é dia de festa para Nossa Senhora da Conceição. A comemoração dos baianos não é só na igreja. A Bahia é terra do sincretismo religioso, por isso hoje é dia de reverenciar também Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos baianos, e também Oxum, a rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor.
Durante toda a quarta-feira (8), setores do candomblé se reúnem em frente à basílica para fazer suas homenagens. Os adeptos da religião dão banhos de ervas nos devotos, num sinal de abrir caminhos e trazer boas energias.
Este sincretismo religioso também é marca nas comemorações em outros estados. Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso Nossa Senhora da Conceição é Oxum, orixá das águas doces. Em Sergipe, a mistura de crenças marca a devoção à padroeira de Aracaju.
Na Bahia, ela é a padroeira do estado. A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída com pedras pré-moldadas trazidas de Portugal. A devoção a Nossa Senhora da Conceição em Salvador se confunde com a história da Bahia.
Tudo começou exatamente numa pequena capela, que fica ao lado da atual basílica e foi erguida por Tomé de Souza logo que ele chegou para fundar Salvador, em 1549. As paredes principais estão preservadas e o local ainda é muito frequentado. No local, os fiéis acendem velas em louvor a Nossa Senhora.
“Nós esperamos que essa devoção possa crescer não só para a Bahia e os baianos, mas também para todo o Brasil”, diz o padre Adilton Lopes.
Fonte: G1
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Saiba Mais